sábado, 28 de novembro de 2009

Outrem


"Pode ser absurdo que uma antropóloga social sugira ser possível imaginar um povo que não tenha sociedade. Contudo, o argumento deste livro é que, por mais útil para a análise que o conceito de sociedade possa ser, não justificaremos seu uso apelando para as contrapartes nativas. Na verdade, os antropólogos deveriam ser os últimos a contemplar tal justificação. Intelectuais formados na tradição ocidental não podem realmente esperar encontrar nos outros a solução para problemas metafísicos do pensamento do Ocidente. Igualmente absurdo, se refletirmos sobre isso, é imaginar que os que não participam dessa tradição irão de alguma forma focalizar suas energias filosóficas sobre questões como as da 'relação' entre a sociedade e o indivíduo."

(Marilyn Strathern - O gênero da dádiva - pg. 27)

3 comentários:

jholland disse...

"Intelectuais formados na tradição ocidental não podem realmente esperar encontrar nos outros a solução para problemas metafísicos do pensamento do Ocidente."

Salvo, é claro, se eles pretenderem superar os condicionamentos impostos por sua próprio cultura ... e forem pretenciosos o suficiente para tentar superar aquilo que se chama "Ocidente" dentro de si mesmos.

Bjs

lalb disse...

Exato. Mas aí, neste caso, não são problemas metafísicos próprios do pensamento do Ocidente (dominante, eu diria)...

Iansã disse...

"Mas aí, neste caso, não são problemas metafísicos próprios do pensamento do ocidente". Será?
Se a antropologia não nos serve pra isso, se não nos serve para que, vendo e comprovando a diversidade daquilo que é humano, possamos nos superar, então, a minha opinião, ela perde muito de seu encanto.