quinta-feira, 1 de julho de 2010

O fim do site Rizoma.net




É uma pena, mas somente hoje percebi que o site Rizoma.net saiu do ar.

Anárquico, vanguardista, provocador, inteligente. O Rizoma foi um marco na cibercultura, divulgando, produzindo ou traduzindo textos, entrevistas, matérias e reflexões libertárias e extremamente inovadoras.

Transgressor e sofisticado, inimigo da vulgaridade e do neo-fascismo jeca que assola o momentum pos-moderno, o Rizoma trafegava/traficava tranquilamente nas fronteiras da arte, filosofia, antropologia, psicanálise ou qualquer outra manifestação da vida, sempre em busca de novos paradigmas, rompendo limites.

No Rizoma pude ler e conhecer mais um pouco do Situacionismo ou das vanguardas punks ou ciber-punks, ou do pensamento anarquista-místico de Hakim Bey, só para ficar nos exemplos mais conhecidos.

Desde o falecimento de seu criador, Ricardo Rosas, o Rizoma vinha passando por mudanças.

No entanto, seu acervo não se perdeu. Parece que o pessoal que continuou a obra do Ricardo está disponibilizando acesso livre, para download, de todo o precioso material publicado.

Altamente recomendado para todos aqueles que se interessam por arte, vanguardas, filosofia, antropologia, anarquismo....

Confira nos links abaixo:




Nota: mudei o endereçamento do link do Rizoma, na figura dos sites recomendados aqui do Blog, remetendo diretamente para o link acima.



ps: neste blog (Epifenomenos), o nome do novo link do menu é "Arquivo do extinto rizoma.net".

2 comentários:

Glétson A. Martins disse...

Realmente já faz um bom tempo que o Rizoma sumiu.Parece que ninguém quis assumir o site depois que o nosso amigo Ricardo Rosas se foi.Mas, de certa forma, ficou a semente de uma forma de escrever e pensar livre da miopia do dia-a-dia.

jholland disse...

Minha intenção é ir republicando algumas das matérias do Rizoma - em especial 'aquelas postadas no tempo do Ricardo - dentro do Diacrianos.

Bjs